A importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho
No atual mercado de trabalho, os cursos profissionalizantes são uma alternativa para aqueles que estão a procura de uma vaga. O jovem que não pode investir em uma faculdade, tem como alternativa os cursos técnicos, as faculdade tecnológicas e a qualificação profissional – cursos voltados para capacitar o profissional em uma atividade específica.
Cada vez mais, ouvimos noticias de que falta mão de obra qualificada e sobram vagas em diversas áreas. Como mudar isso? Oferecendo aos nossos jovens a oportunidade de se qualificarem, através de cursos rápidos ou técnicos, viabilizando sua entrada no mercado de trabalho.
Na opinião do Chefe de Gabinete, Délcio Sato, os cursos rápidos, como o Via Rápida do Emprego do Governo do Estado, vem corroborar para que os jovens, principalmente aqueles que estão fora do mercado, se qualifiquem. “Esses cursos são um diferencial na vida profissional daqueles que estão em busca do primeiro emprego ou de uma colocação no mercado. Pesquisas indicam que a chance de jovens que fizeram cursos técnicos, tecnológicos ou de qualificação profissional de conseguirem trabalho é 48% maior do que pessoas sem este tipo de estudo”.
O mercado está carente de mão de obra qualificada, e para atender as necessidades dos empresários locais estamos buscando parcerias junto ao Governo do Estado de cursos rápidos e técnicos, que atendam o mercado de trabalho de Ubatuba, afirma Sato. Complementa dizendo que esteve na Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, junto com o Secretário de Turismo, Mauricio Petiz, com o objetivo de viabilizar cursos que atendam as empresas do setor de turismo.
“Em breve, teremos novos cursos em nossa cidade para atender aqueles que estão em busca de uma colocação no mercado. Saliento, ainda, que para o empresariado atento ao mercado e as exigências de seus clientes, contar com mão de obra qualificada é fundamental para manter a qualidade de seus serviços”, finaliza Sato.