quinta-feira, 22 de maio de 2014

O papel do teatro na formação de uma sociedade


O teatro é fundamental na formação cultural de uma sociedade e no desenvolvimento do indivíduo,  por permitir o conhecimento da própria história e de outras culturas. O teatro é expressão do homem, que vive numa comunidade, numa sociedade. A arte surge da expressão de emoções e sentimentos, propiciando a vivencia do artista com a vida e as relações políticas, sociais e econômicas de uma sociedade. A alquimia do artista permite que ideias, sensações, emoções se transformem em obras de arte, que são apresentadas para outros seres, que não tem a mesma sensibilidade da alma do artista para sentir.
A história nos mostra que cada momento, sócio político-econômico corresponde a movimentos artístico-culturais, que representam uma determinada época e que implicam em mudanças mais tarde estudadas por historiadores e cientistas. Se de um lado a arte apresenta a realidade, de outro demonstra a vontade de controlá-la e transformá-la, essa dualidade é tão importante e capaz de levar uma comunidade ao questionamento e ao posicionamento diante de seus anseios.
Para o advogado, Délcio Sato, não podemos ignorar o papel do teatro e de seus artistas na transformação de uma sociedade, como a história nos apresenta, porque arte e cultura são elementos essenciais no fortalecimento de uma comunidade.
Hoje, Ubatuba, com sua história, seu povo, seus símbolos e cultura transborda para fora de seus limites o seu conhecimento e organização social, diferentemente, de  tempos longínquos em que os intelectuais vinham a nossa cidade para socializar nosso povo. Uma etapa vencida e uma conquista que não deve ser esquecida, todos os cidadãos devem se apropriar dessa conquista.
Para Sato, o que se está assistindo em Ubatuba é um movimento legitimo  e transformador, que cumpre com a função da arte, do artista e dos espaços de manifestações artísticas, como o teatro.
Na formação de jovens e crianças, o teatro corrobora no desenvolvimento e formação psíquica, seja assistindo peças ou brincando de fazer arte. Atuando como complemento na educação básica dos jovens, trazendo informação, entretenimento  de forma lúdica e muito prazerosa.  O processo criativo do teatro na escola, amplia a visão e o conhecimento do individuo e o faz reconhecer sua história, o leva a participação de uma produção coletiva, que nos ensina a convivência em sociedade.
Sato, complementa, afirmando que é importante despender esforços no sentido de elevar a arte ao cumprimento de sua função, que é de organizar o pensamento e levar a reflexão sobre o comportamento humano e o desenvolvimento da sociedade, é um acontecimento baseado na linguagem de cultura. Não podemos esquecer que os nossos jovens são o futuro de nossa cidade, e devemos tratar a cultura como fonte de bem-estar social e qualidade de vida para a população local.

Claudia Paschoal

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Litoral Norte representado em evento do Estado


Após quatro anos, o prédio da Igreja Matriz São Luiz de Tolosa, da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga foi entregue a população.  Em janeiro de 2010 uma enchente destruiu parte do centro histórico, incluindo muitos casarões. O conjunto arquitetônico da região central, com mais de 450 imóveis, foi declarado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), ainda em 2010.

Estavam presentes ao evento o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva e o vice-prefeito, Antonio Carlos da Silva Junior, que externaram o contentamento com a entrega daquele patrimônio histórico, de tamanha importância para a cidade, e fundamental, para seus moradores, por tratar-se de um dos principais signos culturais de São Luiz.

O Advogado Délcio Sato, ressaltou a importância da reconstrução do patrimônio cultural de São Luiz: “Devolver a comunidade esse patrimônio  material implica no bem estar espiritual daquele povo, garantindo a memória e a cidadania, promovendo através do resgate e preservação da cultura a qualidade de vida”.

A cidade ganhou um museu que conta a história da tragédia ocorrida no verão de 2010. Neste novo espaço, encontram-se  fragmentos da construção original do prédio da Igreja e alguns elementos retirados dos escombros. Muito do centro histórico, que é tombado, foi danificado com a enxurrada, ainda existem prédios sendo restaurados pelo Governo do Estado de São Paulo.

Para Sato, a ação do Governo estadual cumpre com o papel preservacionista, devolvendo a comunidade, verdadeira responsável e guardiã dos valores e conhecimentos, o bem material que retrata o sentimento de pertencimento àquela cultural
A inauguração foi realizada com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do Secretário de Estado da Cultura Marcelo Mattos Araujo, do Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Samuel Moreira e autoridades da região.  Vale destacar a presença do ex-governador José Serra, que visitara a cidade logo após o ocorrido em 2010 e que iniciou o processo de reconstrução da cidade.  
A  necessidade da  duplicação da Rodovia Caragua-Ubatuba, foi lembrada pelo Prefeito Antonio Carlos, que tem lutado pela duplicação do trecho, que  está aquém das necessidades atuais, sendo iminente a realização dos estudos técnicos e licenciamentos ambientais para sua duplicação. Sato, complementou, dizendo que: “É premente a  necessidade de melhorias ao longo das rodovias estaduais que cortam a região, tendo em vista que o tempo de viagem, tanto com transporte coletivo como com transporte particular, tem aumentado muito nos últimos anos. 

No ano de 2012, a realização de um Plano Diretor de Transportes para o Litoral Norte, foi parte das discussões da agenda metropolitana, que propôs que o  Estado elaborasse  Plano  Regional de Transportes com o objetivo de  nortear as administrações municipais e a RMLN (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte),  em seus planejamentos e gestões na área de transportes e logística, uma vez que os processo de licenciamento e construções são naturalmente morosos.
Claudia Paschoal