sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Sato assina protocolo de intenções em defesa do rio Itamambuca
Os candidatos Maurício Moromizato, Ricardo Cortes, Nuno e Vicente Pagliuso não compareceram ao evento promovido pelo Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca, onde foi assinado o documento
O candidato do PSB, Délcio Sato assinou na noite da última quarta-feira, 15, no salão de eventos do Itamambuca Eco Resort, o protocolo de intenções proposto pelo Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca. Também assinaram o documento, os candidatos Gilson Rocha, Tato, Alfredo Correa e Rogério Frediani.
Na abertura da reunião, o coordenador do Plano de Gestão Ambiental – PGA, Marcio José dos Santos, apresentou o histórico e as principais metas do Plano e respondeu as dúvidas dos presentes. Segundo ele, o Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca é um instrumento de convergência de ações de interesse público, cuja finalidade é a melhoria das condições ambientais do bairro, com foco na despoluição do rio Itamambuca. A intenção é apoiar projetos que venham a ser propostos ou executados pela própria comunidade, a fim de fomentar a melhoria da qualidade de vida, nas dimensões social, ambiental, cultural e econômica.

O candidato Sato mostrou porque é o mais preparado para assumir a prefeitura de Ubatuba. Demonstrand o conhecimento sobre o assunto, Sato enumerou vários tópicos do documento a ser assinado, lembrando inclusive, que já é parceiro do PGA, tendo participado de algumas ações ambientais propostas pelo Plano. “O caminho é realmente esse: o envolvimento de todos – comunidade, poder público, entidades de classe, na busca de soluções de seus problemas.
Sato afirmou, em seu pronunciamento, que vários itens propostos no documento se reportam ao saneamento básico, que envolve as questões dos resíduos sólidos, da água e esgotos tratados e a drenagem do solo.  “Assunto extremamente importante não só para esta região, como para todo o município”, enfatizou lembrando que em  breve, toda a população local terá a oportunidade de discutir o Plano Municipal de Saneamento, contendo as propostas iniciais para uma detalhada discussão. “Inclusive, a Sabesp já me informou que estará iniciando, ainda este ano, obras aqui em Itamambuca, para aumentar os reservatórios de água evitando sua falta na próxima temporada”.
Ainda sobre a questão esgoto, Sato enfatizou que a regularização da Vila Recanto de Itamambuca já está em fase bem adiantada encontrando-se atualmente no cartório de registro de imóveis. “Isto significa que falta muito pouco para que a área esteja regularizada permitindo o início da instalação do saneamento”.
E para finalizar, Sato pediu aos organizadores do evento, que fizessem uma ressalva no documento que os candidatos presentes assinariam. “quero que conste nesse documento um adendo referente a  preocupação social que temos com as pessoas que moram no entorno do Rio Itamambuca. Gostaria de solicitar aos autores do documento que seja acrescentado um ítem estabelecendo a manutenção das pessoas, mesmo em áreas de preservação permanente, desde que sejam preenchidos os requisitos legais”.
O trabalho de congelamento e os processos de regularização fundiária que vem sendo desenvolvido no municipio pelo atual secretário de Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, foi muito elogiado por um dos candidatos a prefeito de Ubatuba.
Após as explanações dos candidatos, um pequeno debate foi travado entre os participantes sobre a permissão ou não dos candidatos ausentes ou de seus representantes assinarem o protocolo.
Sato pediu a palavra e afirmou que todos tinham reuniões importantes e deixaram de ir para comparecer ao evento e assumir o compromisso com a despoluição do Rio Itamambuca e com a melhoria da qualidade ambiental do bairro como um todo. “A questão é o compromisso, que mostra a seriedade e respeito com que cada candidato trata a população e suas entidades. Quem não veio está com medo de aparecer, de falar, de apresentar suas ideias.
Diante de defesas acaloradas de ambos os lados, os coordenadores do PGA informaram que, caso sejam procurados pelos ausentes, irão se reunir e analisar se eles deverão, ou não, assinar o protocolo de intenções.
Apesar de confirmados, os candidatos Maurício Moromizato, do PT e Nuno, do PRB, não compareceram e se fizeram representar, respectivamente, por Neto, candidato a vereador pelo PT e Charles Medeiros, vice da chapa de Nuno. Já os candidatos Ricardo Cortes, do DEM e Vicente Pagliuso, do PSOL, simplesmente não compareceram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário