quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sato apresenta suas propostas para a cultura em reunião com candidatos a prefeito de Ubatuba




Ele falou sobre o aumento do repasse financeiro para a cultura, criação do Portal Cultural Turístico Norte; legislação específica para utilização do cenário de Ubatuba e valorização da cultura tradicional do município

O candidato da Coligação Avança Ubatuba, Délcio Sato, participou na noite da última terça-feira, 25, no auditório da Unitau, de um encontro com candidatos a prefeito para discutir as propostas para a cultura de Ubatuba. Promovido pela Comissão Municipal de Cultura, o encontro contou com a participação dos candidatos Sato, Nuno, Alfredo,Tato, Vicente Pagliuso e Maurício. Os candidatos Rogério Frediani e Ricardo Cortez não compareceram.  Cada um deles teve meia hora para explanar suas propostas para a cultura do município e mais meia hora para responder questionamentos do público presente.
Na sua vez, o candidato pelo PSB 40, Sato, ressaltou sua experiência em administração pública e se declarou preparado para assumir a prefeitura de Ubatuba em janeiro de 2013. Falou também do relacionamento que foi construído ao longo desses quase 20 anos de atuação política com as esferas federal e estadual e o quanto isso será importante para trazer recursos para Ubatuba. “Não adianta eu fazer promessas que depois não serão cumpridas por falta de recursos. Precisamos melhorar a arrecadação do nosso município para fazer frente a todas as nossas necessidades, seja na área cultural, ou em qualquer outra área”, explicou Sato.

Conferência da Cultura
Na sequência, Sato lembrou que foi o coordenador do Fórum de Políticas Públicas realizado no ano passado que levantou as necessidades e aspirações de toda a população de Ubatuba. “Nossas propostas de governo estão baseadas nesses levantamentos e foi aqui mesmo, nesse auditório, que me comprometi com as pessoas da área cultural em promover a Conferência de Cultura, que foi realizada com sucesso”, lembrou o candidato da Coligação Avança Ubatuba. Sato ainda acrescentou que se sente muito feliz em ter contribuído para o início desse novo processo democrático da cultura no município: “Junto com esse Conselho, que irá nascer a partir desse trabalho da comissão que tem se reunido semanalmente, iremos discutir a implantação de todos os projetos para a cultura de Ubatuba. Como prefeito, quero estar atuando junto a esse conselho fazendo a cultura do nosso município avançar muito”.
Na explanação sobre suas propostas, Sato falou do cenário natural que Ubatuba detém e o quanto é importante fazer uma legislação específica para que isso gere renda para a cidade. “Hoje vemos filmes, comerciais e até novelas sendo filmadas em nossas praias e nem crédito recebemos. Precisamos criar mecanismos para que tenhamos não apenas a divulgação de que esse cenário pertence a Ubatuba como também gerar receita com essa atividade”, defendeu Sato.

Aumento percentual
“Queremos também aumentar o repasse financeiro para a cultura de Ubatuba. Me comprometo com vocês a lutar para aumentar o percentual atualmente aplicado na cultura. Seria irresponsabilidade afirmar que iremos, de imediato, fazer esse aporte. Precisamos, antes, aumentar a arrecadação, com justiça social e legalização dos informais, para que depois, gradativamente possamos ampliar o repasse chegando ao final do meu mandato aos tão almejado três por cento”, reforçou.
Ainda na apresentação de suas propostas, Sato defendeu a valorização das raízes culturais de Ubatuba. “Queremos construir um Centro Turístico-Cultural Norte, na fronteira norte do município, com o objetivo de valorizar a cultura caiçara, quilombola e indígena de Ubatuba e fomentar o turismo o ano todo. Nesse espaço, o turista irá entrar em contato com a cultura local, através da gastronomia, do artesanato e das manifestações culturais, gerando renda para essas comunidades”, propôs Sato.
Durante a sessão de perguntas, Sato falou sobre diversos assuntos, entre eles projetos de verão e de inverno; valorização dos artistas locais; utilização do Centro de Convenções e do Teatro Musical para alavancar a cultura municipal; a importância do Conselho e Fundo de Cultura para dar transparência e participação a todas as decisões da área cultural do município; cursos técnicos; divulgação nacional de Ubatuba; ações da Fundart; Portal da Transparência; entre outros.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sato apresenta aos quiosqueiros suas propostas para o turismo de Ubatuba




O candidato a prefeito pelo PSB, 40, Délcio Sato esteve reunido na noite da última quarta (19), com a Associação dos Permissionários de Quiosques de Ubatuba para apresentar seus projetos para o desenvolvimento sustentável do turismo do município.
A reunião foi aberta por Carlos Alberto Lago, representante da entidade, que deu as boas-vindas aos cerca de 40 empresários presentes e ao candidato. Em seguida, foi entregue a Sato uma lista de perguntas elaboradas por uma comissão da entidade, abordando diversos temas, entre eles sobre o comércio de praia, o turismo de um dia, o processo judicial sobre os quiosques e as ações para combater a sazonalidade turística.
Entre as propostas apresentadas por Sato para o desenvolvimento sustentável do turismo de Ubatuba está um novo conceito de portal cultural, que deverá ser construído na fronteira norte do município, com o objetivo de valorizar a cultura caiçara, quilombola e indígena do município e gerar renda para essas comunidades. A ideia, segundo Sato, é atrair turistas estrangeiros e de maior poder aquisitivo, que terão nesse espaço a oportunidade de entrar em contato com a cultura local, através da gastronomia, do artesanato e das manifestações culturais.
Sato também discorreu sobre seu projeto de valorização e conservação de todos os pontos históricos culturais da cidade, envolvendo a comunidade do entorno de cada um deles, assim como as entidades assistenciais do município. Outros itens citados envolvem o cicloturismo (sucesso em toda Europa), que será implantado juntamente com o projeto denominado "Rota dos Mirantes". O candidato também lembrou da necessidade de atuar estrategicamente junto ao segmento internacional visando a Copa do Mundo e as Olimpíadas.  

Combate à Sazonalidade
Uma das armas de combate a sazonalidade, o Centro de Convenções, também mereceu destaque durante a reunião com os permissionários de quiosque de Ubatuba. Segundo Sato, graças a um planejamento desenvolvido e cumprido nos anos anteriores, a cidade irá receber, até o final deste ano, o primeiro Centro de Convenções do Litoral Norte. Foram apresentadas as imagens do novo empreendimento que irá abrigar dezenas de eventos específicos, permitindo assim, que a cidade possa atender à demanda do turismo de negócios. O Centro de Convenções de Ubatuba está localizado bem próximo ao aeroporto e com um rico entorno, com muitas opções de hospedagem, entretenimento, compras e passeios, o que deverá contribuir muito para o sucesso de seus eventos.
Sato também abordou durante a reunião, o projeto Espaço Caiçara, que trata da regularização e revitalização da Ilha dos Pescadores e de todo o seu entorno, incluindo o Sobradão do Porto. O objetivo do projeto é criar um espaço agradável, no centro de Ubatuba, onde o turista possa vivenciar a cultura caiçara em seus vários aspectos. As outras propostas, tanto da área de turismo, como das demais áreas administrativas estão no site do candidato: http://satoubatuba.com.br/proposta-governo/

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Sato apresenta proposta de Terminal
Multi-Modal no comício do Silop

Durante o comício realizado na noite da última terça-feira, 18, no bairro do Silop, região central de Ubatuba, o candidato a prefeito pelo PSB, Délcio Sato, apresentou diversas propostas do seu plano de governo, entre elas, a construção do Terminal Multi Modal.

Segundo Sato, passou da hora de Ubatuba ter um espaço adequado e único para receber todos os ônibus urbanos, intermunicipais e interestaduais, táxis, transporte de cargas, caminhões de aluguel e bicicletas. “Queremos construir um terminal Multi-Modal com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, integrando todos os meios de transporte e principalmente facilitando a vida da população que depende do transporte coletivo e de um espaço adequado para guardar suas bicicletas enquanto se locomovem de ônibus pelo município”, ressaltou Sato.

O candidato Sato também destacou a necessidade de se construir, além de uma rodoviária digna da população de Ubatuba, novas vias urbanas, com ciclovias e ciclofaixas para atender o fluxo que será gerado pelo novo Terminal. “A nossa preocupação é com a qualidade de vida da nossa população, com o seu bem estar, por isso queremos melhorar o trânsito e a mobilidade urbana na nossa cidade”, disse Sato.
Sato também foi muito aplaudido quando falou de outras propostas do seu plano para alavancar o turismo na cidade, como o término da construção do Centro de Convenções, que irá agilizar o turismo de negócios no município, além do Espaço Caiçara e do Portal Turístico Cultural Norte.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Gilson Rocha abre mão do sonho de ser prefeito para apoiar Sato

O até então candidato a prefeito pelo PSL, Gilson Rocha, anunciou sua desistência em concorrer no pleito do próximo dia 7 de outubro para apoiar a Coligação Avança Ubatuba, do candidato a prefeito Sato. De acordo com Gilson Rocha, a decisão foi tomada para evitar que a cidade acabe caindo em “mãos erradas” e por saber que o Sato é o candidato com melhores condições de levar Ubatuba para um futuro promissor. Gilson vinha despontando como um dos favoritos para uma “terceira via” nas eleições de Ubatuba, que conta agora com oito candidatos a prefeito.

Sato acredita que esse apoio vem em boa hora: “estou certo de que com mais essa força se unindo a nossa coligação, teremos ainda mais condições de sairmos vitoriosos nestas eleições. Agradeço o Gilson pela escolha da nossa chapa para oferecer seu apoio, que é muito bem vindo”.

Histórico de vida
Gilson Rocha tem 38 anos, dos quais 30 viveu em Ubatuba. Sua historia de vida na cidade é intimamente ligada à pessoa do candidato a vice-prefeito, junto ao Sato, Moralino Valim Coelho. Ao chegar em Ubatuba, depois de ter deixado a cidade de Cabrália, na Bahia, foi Moralino quem acolheu Gilson, oferecendo-lhe moradia e trabalho. 

Gilson Rocha já trabalhou na construção civil, foi padeiro e servidor público nas pastas de Educação, Obras e Regional Sul. Posteriormente virou empresário do ramo de perfume e por fim ingressou no setor do transporte turístico. Hoje conta com quatro ônibus em sua própria frota. Concluiu o curso de pedagogia, superando a frustração de não ter conseguido estudar pela necessidade de trabalhar desde muito cedo. Gilson Rocha foi candidato a vereador em 2006 e em 2008 assumiu a presidência do PSL.

Com uma vi são sustentável, Gilson Rocha tem o foco no turismo e na qualidade da saúde e acredita que com o apoio ao candidato Sato, tem grandes chances de contribuir efetivamente com o desenvolvimento de Ubatuba. “Optei por abrir mão da minha candidatura, pois percebi que apoiando o Sato estarei contribuindo muito mais para a melhoria da cidade que tanto amo. Agradeço a ajuda e o apoio de todos que estiveram ao meu lado durante os últimos meses e o carinho das pessoas que abriram suas portas e nos receberam com atenção e respeito. Estou certo de que esta decisão em boa hora e para ajudar o melhor candidato que Ubatuba tem. Sei que não represento apenas minha pessoa e sim um grupo político consolidado, que é o PSL. Por isso afirmo que está havendo uma mudança, que adia um sonho, mas que isto acontece em nome de um futuro melhor para a cidade que eu e minha família escolhemos para viver”, afirmou Gilson Rocha.