quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sato apresenta suas propostas para a cultura em reunião com candidatos a prefeito de Ubatuba




Ele falou sobre o aumento do repasse financeiro para a cultura, criação do Portal Cultural Turístico Norte; legislação específica para utilização do cenário de Ubatuba e valorização da cultura tradicional do município

O candidato da Coligação Avança Ubatuba, Délcio Sato, participou na noite da última terça-feira, 25, no auditório da Unitau, de um encontro com candidatos a prefeito para discutir as propostas para a cultura de Ubatuba. Promovido pela Comissão Municipal de Cultura, o encontro contou com a participação dos candidatos Sato, Nuno, Alfredo,Tato, Vicente Pagliuso e Maurício. Os candidatos Rogério Frediani e Ricardo Cortez não compareceram.  Cada um deles teve meia hora para explanar suas propostas para a cultura do município e mais meia hora para responder questionamentos do público presente.
Na sua vez, o candidato pelo PSB 40, Sato, ressaltou sua experiência em administração pública e se declarou preparado para assumir a prefeitura de Ubatuba em janeiro de 2013. Falou também do relacionamento que foi construído ao longo desses quase 20 anos de atuação política com as esferas federal e estadual e o quanto isso será importante para trazer recursos para Ubatuba. “Não adianta eu fazer promessas que depois não serão cumpridas por falta de recursos. Precisamos melhorar a arrecadação do nosso município para fazer frente a todas as nossas necessidades, seja na área cultural, ou em qualquer outra área”, explicou Sato.

Conferência da Cultura
Na sequência, Sato lembrou que foi o coordenador do Fórum de Políticas Públicas realizado no ano passado que levantou as necessidades e aspirações de toda a população de Ubatuba. “Nossas propostas de governo estão baseadas nesses levantamentos e foi aqui mesmo, nesse auditório, que me comprometi com as pessoas da área cultural em promover a Conferência de Cultura, que foi realizada com sucesso”, lembrou o candidato da Coligação Avança Ubatuba. Sato ainda acrescentou que se sente muito feliz em ter contribuído para o início desse novo processo democrático da cultura no município: “Junto com esse Conselho, que irá nascer a partir desse trabalho da comissão que tem se reunido semanalmente, iremos discutir a implantação de todos os projetos para a cultura de Ubatuba. Como prefeito, quero estar atuando junto a esse conselho fazendo a cultura do nosso município avançar muito”.
Na explanação sobre suas propostas, Sato falou do cenário natural que Ubatuba detém e o quanto é importante fazer uma legislação específica para que isso gere renda para a cidade. “Hoje vemos filmes, comerciais e até novelas sendo filmadas em nossas praias e nem crédito recebemos. Precisamos criar mecanismos para que tenhamos não apenas a divulgação de que esse cenário pertence a Ubatuba como também gerar receita com essa atividade”, defendeu Sato.

Aumento percentual
“Queremos também aumentar o repasse financeiro para a cultura de Ubatuba. Me comprometo com vocês a lutar para aumentar o percentual atualmente aplicado na cultura. Seria irresponsabilidade afirmar que iremos, de imediato, fazer esse aporte. Precisamos, antes, aumentar a arrecadação, com justiça social e legalização dos informais, para que depois, gradativamente possamos ampliar o repasse chegando ao final do meu mandato aos tão almejado três por cento”, reforçou.
Ainda na apresentação de suas propostas, Sato defendeu a valorização das raízes culturais de Ubatuba. “Queremos construir um Centro Turístico-Cultural Norte, na fronteira norte do município, com o objetivo de valorizar a cultura caiçara, quilombola e indígena de Ubatuba e fomentar o turismo o ano todo. Nesse espaço, o turista irá entrar em contato com a cultura local, através da gastronomia, do artesanato e das manifestações culturais, gerando renda para essas comunidades”, propôs Sato.
Durante a sessão de perguntas, Sato falou sobre diversos assuntos, entre eles projetos de verão e de inverno; valorização dos artistas locais; utilização do Centro de Convenções e do Teatro Musical para alavancar a cultura municipal; a importância do Conselho e Fundo de Cultura para dar transparência e participação a todas as decisões da área cultural do município; cursos técnicos; divulgação nacional de Ubatuba; ações da Fundart; Portal da Transparência; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário