quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sato apresenta suas propostas para a cultura em reunião com candidatos a prefeito de Ubatuba




Ele falou sobre o aumento do repasse financeiro para a cultura, criação do Portal Cultural Turístico Norte; legislação específica para utilização do cenário de Ubatuba e valorização da cultura tradicional do município

O candidato da Coligação Avança Ubatuba, Délcio Sato, participou na noite da última terça-feira, 25, no auditório da Unitau, de um encontro com candidatos a prefeito para discutir as propostas para a cultura de Ubatuba. Promovido pela Comissão Municipal de Cultura, o encontro contou com a participação dos candidatos Sato, Nuno, Alfredo,Tato, Vicente Pagliuso e Maurício. Os candidatos Rogério Frediani e Ricardo Cortez não compareceram.  Cada um deles teve meia hora para explanar suas propostas para a cultura do município e mais meia hora para responder questionamentos do público presente.
Na sua vez, o candidato pelo PSB 40, Sato, ressaltou sua experiência em administração pública e se declarou preparado para assumir a prefeitura de Ubatuba em janeiro de 2013. Falou também do relacionamento que foi construído ao longo desses quase 20 anos de atuação política com as esferas federal e estadual e o quanto isso será importante para trazer recursos para Ubatuba. “Não adianta eu fazer promessas que depois não serão cumpridas por falta de recursos. Precisamos melhorar a arrecadação do nosso município para fazer frente a todas as nossas necessidades, seja na área cultural, ou em qualquer outra área”, explicou Sato.

Conferência da Cultura
Na sequência, Sato lembrou que foi o coordenador do Fórum de Políticas Públicas realizado no ano passado que levantou as necessidades e aspirações de toda a população de Ubatuba. “Nossas propostas de governo estão baseadas nesses levantamentos e foi aqui mesmo, nesse auditório, que me comprometi com as pessoas da área cultural em promover a Conferência de Cultura, que foi realizada com sucesso”, lembrou o candidato da Coligação Avança Ubatuba. Sato ainda acrescentou que se sente muito feliz em ter contribuído para o início desse novo processo democrático da cultura no município: “Junto com esse Conselho, que irá nascer a partir desse trabalho da comissão que tem se reunido semanalmente, iremos discutir a implantação de todos os projetos para a cultura de Ubatuba. Como prefeito, quero estar atuando junto a esse conselho fazendo a cultura do nosso município avançar muito”.
Na explanação sobre suas propostas, Sato falou do cenário natural que Ubatuba detém e o quanto é importante fazer uma legislação específica para que isso gere renda para a cidade. “Hoje vemos filmes, comerciais e até novelas sendo filmadas em nossas praias e nem crédito recebemos. Precisamos criar mecanismos para que tenhamos não apenas a divulgação de que esse cenário pertence a Ubatuba como também gerar receita com essa atividade”, defendeu Sato.

Aumento percentual
“Queremos também aumentar o repasse financeiro para a cultura de Ubatuba. Me comprometo com vocês a lutar para aumentar o percentual atualmente aplicado na cultura. Seria irresponsabilidade afirmar que iremos, de imediato, fazer esse aporte. Precisamos, antes, aumentar a arrecadação, com justiça social e legalização dos informais, para que depois, gradativamente possamos ampliar o repasse chegando ao final do meu mandato aos tão almejado três por cento”, reforçou.
Ainda na apresentação de suas propostas, Sato defendeu a valorização das raízes culturais de Ubatuba. “Queremos construir um Centro Turístico-Cultural Norte, na fronteira norte do município, com o objetivo de valorizar a cultura caiçara, quilombola e indígena de Ubatuba e fomentar o turismo o ano todo. Nesse espaço, o turista irá entrar em contato com a cultura local, através da gastronomia, do artesanato e das manifestações culturais, gerando renda para essas comunidades”, propôs Sato.
Durante a sessão de perguntas, Sato falou sobre diversos assuntos, entre eles projetos de verão e de inverno; valorização dos artistas locais; utilização do Centro de Convenções e do Teatro Musical para alavancar a cultura municipal; a importância do Conselho e Fundo de Cultura para dar transparência e participação a todas as decisões da área cultural do município; cursos técnicos; divulgação nacional de Ubatuba; ações da Fundart; Portal da Transparência; entre outros.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sato apresenta aos quiosqueiros suas propostas para o turismo de Ubatuba




O candidato a prefeito pelo PSB, 40, Délcio Sato esteve reunido na noite da última quarta (19), com a Associação dos Permissionários de Quiosques de Ubatuba para apresentar seus projetos para o desenvolvimento sustentável do turismo do município.
A reunião foi aberta por Carlos Alberto Lago, representante da entidade, que deu as boas-vindas aos cerca de 40 empresários presentes e ao candidato. Em seguida, foi entregue a Sato uma lista de perguntas elaboradas por uma comissão da entidade, abordando diversos temas, entre eles sobre o comércio de praia, o turismo de um dia, o processo judicial sobre os quiosques e as ações para combater a sazonalidade turística.
Entre as propostas apresentadas por Sato para o desenvolvimento sustentável do turismo de Ubatuba está um novo conceito de portal cultural, que deverá ser construído na fronteira norte do município, com o objetivo de valorizar a cultura caiçara, quilombola e indígena do município e gerar renda para essas comunidades. A ideia, segundo Sato, é atrair turistas estrangeiros e de maior poder aquisitivo, que terão nesse espaço a oportunidade de entrar em contato com a cultura local, através da gastronomia, do artesanato e das manifestações culturais.
Sato também discorreu sobre seu projeto de valorização e conservação de todos os pontos históricos culturais da cidade, envolvendo a comunidade do entorno de cada um deles, assim como as entidades assistenciais do município. Outros itens citados envolvem o cicloturismo (sucesso em toda Europa), que será implantado juntamente com o projeto denominado "Rota dos Mirantes". O candidato também lembrou da necessidade de atuar estrategicamente junto ao segmento internacional visando a Copa do Mundo e as Olimpíadas.  

Combate à Sazonalidade
Uma das armas de combate a sazonalidade, o Centro de Convenções, também mereceu destaque durante a reunião com os permissionários de quiosque de Ubatuba. Segundo Sato, graças a um planejamento desenvolvido e cumprido nos anos anteriores, a cidade irá receber, até o final deste ano, o primeiro Centro de Convenções do Litoral Norte. Foram apresentadas as imagens do novo empreendimento que irá abrigar dezenas de eventos específicos, permitindo assim, que a cidade possa atender à demanda do turismo de negócios. O Centro de Convenções de Ubatuba está localizado bem próximo ao aeroporto e com um rico entorno, com muitas opções de hospedagem, entretenimento, compras e passeios, o que deverá contribuir muito para o sucesso de seus eventos.
Sato também abordou durante a reunião, o projeto Espaço Caiçara, que trata da regularização e revitalização da Ilha dos Pescadores e de todo o seu entorno, incluindo o Sobradão do Porto. O objetivo do projeto é criar um espaço agradável, no centro de Ubatuba, onde o turista possa vivenciar a cultura caiçara em seus vários aspectos. As outras propostas, tanto da área de turismo, como das demais áreas administrativas estão no site do candidato: http://satoubatuba.com.br/proposta-governo/

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Sato apresenta proposta de Terminal
Multi-Modal no comício do Silop

Durante o comício realizado na noite da última terça-feira, 18, no bairro do Silop, região central de Ubatuba, o candidato a prefeito pelo PSB, Délcio Sato, apresentou diversas propostas do seu plano de governo, entre elas, a construção do Terminal Multi Modal.

Segundo Sato, passou da hora de Ubatuba ter um espaço adequado e único para receber todos os ônibus urbanos, intermunicipais e interestaduais, táxis, transporte de cargas, caminhões de aluguel e bicicletas. “Queremos construir um terminal Multi-Modal com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, integrando todos os meios de transporte e principalmente facilitando a vida da população que depende do transporte coletivo e de um espaço adequado para guardar suas bicicletas enquanto se locomovem de ônibus pelo município”, ressaltou Sato.

O candidato Sato também destacou a necessidade de se construir, além de uma rodoviária digna da população de Ubatuba, novas vias urbanas, com ciclovias e ciclofaixas para atender o fluxo que será gerado pelo novo Terminal. “A nossa preocupação é com a qualidade de vida da nossa população, com o seu bem estar, por isso queremos melhorar o trânsito e a mobilidade urbana na nossa cidade”, disse Sato.
Sato também foi muito aplaudido quando falou de outras propostas do seu plano para alavancar o turismo na cidade, como o término da construção do Centro de Convenções, que irá agilizar o turismo de negócios no município, além do Espaço Caiçara e do Portal Turístico Cultural Norte.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Gilson Rocha abre mão do sonho de ser prefeito para apoiar Sato

O até então candidato a prefeito pelo PSL, Gilson Rocha, anunciou sua desistência em concorrer no pleito do próximo dia 7 de outubro para apoiar a Coligação Avança Ubatuba, do candidato a prefeito Sato. De acordo com Gilson Rocha, a decisão foi tomada para evitar que a cidade acabe caindo em “mãos erradas” e por saber que o Sato é o candidato com melhores condições de levar Ubatuba para um futuro promissor. Gilson vinha despontando como um dos favoritos para uma “terceira via” nas eleições de Ubatuba, que conta agora com oito candidatos a prefeito.

Sato acredita que esse apoio vem em boa hora: “estou certo de que com mais essa força se unindo a nossa coligação, teremos ainda mais condições de sairmos vitoriosos nestas eleições. Agradeço o Gilson pela escolha da nossa chapa para oferecer seu apoio, que é muito bem vindo”.

Histórico de vida
Gilson Rocha tem 38 anos, dos quais 30 viveu em Ubatuba. Sua historia de vida na cidade é intimamente ligada à pessoa do candidato a vice-prefeito, junto ao Sato, Moralino Valim Coelho. Ao chegar em Ubatuba, depois de ter deixado a cidade de Cabrália, na Bahia, foi Moralino quem acolheu Gilson, oferecendo-lhe moradia e trabalho. 

Gilson Rocha já trabalhou na construção civil, foi padeiro e servidor público nas pastas de Educação, Obras e Regional Sul. Posteriormente virou empresário do ramo de perfume e por fim ingressou no setor do transporte turístico. Hoje conta com quatro ônibus em sua própria frota. Concluiu o curso de pedagogia, superando a frustração de não ter conseguido estudar pela necessidade de trabalhar desde muito cedo. Gilson Rocha foi candidato a vereador em 2006 e em 2008 assumiu a presidência do PSL.

Com uma vi são sustentável, Gilson Rocha tem o foco no turismo e na qualidade da saúde e acredita que com o apoio ao candidato Sato, tem grandes chances de contribuir efetivamente com o desenvolvimento de Ubatuba. “Optei por abrir mão da minha candidatura, pois percebi que apoiando o Sato estarei contribuindo muito mais para a melhoria da cidade que tanto amo. Agradeço a ajuda e o apoio de todos que estiveram ao meu lado durante os últimos meses e o carinho das pessoas que abriram suas portas e nos receberam com atenção e respeito. Estou certo de que esta decisão em boa hora e para ajudar o melhor candidato que Ubatuba tem. Sei que não represento apenas minha pessoa e sim um grupo político consolidado, que é o PSL. Por isso afirmo que está havendo uma mudança, que adia um sonho, mas que isto acontece em nome de um futuro melhor para a cidade que eu e minha família escolhemos para viver”, afirmou Gilson Rocha.
 

domingo, 26 de agosto de 2012


Sato discute propostas para a educação com professores de Ubatuba

O candidato ressaltou a necessidade de melhorias na estrutura do ensino, mas também a implementação da lei do Piso Salarial e a revisão do Estatuto do Magistério


O candidato a prefeito de Ubatuba pelo PSB 40, Délcio Sato, esteve na noite da última quinta-feira, 23, no Espaço Liberdade, reunido com professores da rede municipal de ensino discutindo suas propostas para a educação do município.

Durante a reunião, o candidato relembrou sua origem humilde e de quanto sua mãe, merendeira na época, insistiu e lutou para que os quatro filhos estudassem. “Sempre valorizei muito a educação e em meu governo essa área terá prioridade absoluta. Levei a sério os conselhos da minha mãe, me formei com muito sacrifício, fiz duas pós-graduações e atuei como professor universitário”, contou Sato aos presentes demonstrando sua proximidade com a realidade do magistério.

“Sonho muito com uma cidade moderna, com bairros agradáveis e bem cuidados, com emprego e renda para todos, com uma saúde digna, com o nosso patrimônio histórico cultural muito bem preservado, mas, sobretudo, com uma comunidade que tenha orgulho da educação de seus filhos, para que eles possam ampliar seus horizontes e galgar carreiras de sucesso no futuro”, enfatizou Sato a uma plateia muito atenta ao seu discurso.
Creche para todos
Auxiliado pelo secretário de educação do município, Arnaldo Alves, que conhece cada desafio e cada conquista dessa classe trabalhadora de Ubatuba, Sato apresentou diversas propostas para a educação de Ubatuba, entre elas, a universalização do ensino para a faixa de 0 a 14 anos. “Quando assumimos em 2004, a cidade contava com apenas 400 vagas em creches. Hoje, esse número chega a 1.700 e no governo do Sato iremos, com certeza, zerar essa demanda. Ou seja, nenhuma criança de Ubatuba ficará sem creche”, esclareceu o secretário.

Sato também falou da necessidade de modernizar os prédios escolares, dando estrutura e equipamentos adequados a um melhor aprendizado; melhorar as instalações para a prática de esportes, ampliando e construindo novos espaços e aprimorar o projeto Ciranda, que atende crianças com dificuldades no aprendizado. Entre várias outras propostas, ganhou destaque também a implementação do ensino de música, teatro, dança e outras expressões artísticas na rede escolar. “Precisamos permear o ensino com atividades culturais, tornar mais agradável e mais leve o aprendizado e ainda utilizar o maravilhoso palco que hoje dispomos no Centro do Professorado, para as apresentações dos alunos”, enfatizou Sato.

Ainda falando do Centro do Professorado, Sato defendeu a criação do Espaço do Professor, onde o trabalhador do ensino poderá receber auxílio e apoio para tantos problemas que hoje afligem a classe, como depressão, síndromes, problemas posturais, vocais, entre outros. Ainda para a categoria, Sato defendeu a implementação da Lei do Piso Salarial, dando condições para que o professor possa ter mais tempo remunerado para sua necessária preparação e formação; além de uma revisão no Estado do Magistério. 
 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Sato assina protocolo de intenções em defesa do rio Itamambuca
Os candidatos Maurício Moromizato, Ricardo Cortes, Nuno e Vicente Pagliuso não compareceram ao evento promovido pelo Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca, onde foi assinado o documento
O candidato do PSB, Délcio Sato assinou na noite da última quarta-feira, 15, no salão de eventos do Itamambuca Eco Resort, o protocolo de intenções proposto pelo Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca. Também assinaram o documento, os candidatos Gilson Rocha, Tato, Alfredo Correa e Rogério Frediani.
Na abertura da reunião, o coordenador do Plano de Gestão Ambiental – PGA, Marcio José dos Santos, apresentou o histórico e as principais metas do Plano e respondeu as dúvidas dos presentes. Segundo ele, o Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca é um instrumento de convergência de ações de interesse público, cuja finalidade é a melhoria das condições ambientais do bairro, com foco na despoluição do rio Itamambuca. A intenção é apoiar projetos que venham a ser propostos ou executados pela própria comunidade, a fim de fomentar a melhoria da qualidade de vida, nas dimensões social, ambiental, cultural e econômica.

O candidato Sato mostrou porque é o mais preparado para assumir a prefeitura de Ubatuba. Demonstrand o conhecimento sobre o assunto, Sato enumerou vários tópicos do documento a ser assinado, lembrando inclusive, que já é parceiro do PGA, tendo participado de algumas ações ambientais propostas pelo Plano. “O caminho é realmente esse: o envolvimento de todos – comunidade, poder público, entidades de classe, na busca de soluções de seus problemas.
Sato afirmou, em seu pronunciamento, que vários itens propostos no documento se reportam ao saneamento básico, que envolve as questões dos resíduos sólidos, da água e esgotos tratados e a drenagem do solo.  “Assunto extremamente importante não só para esta região, como para todo o município”, enfatizou lembrando que em  breve, toda a população local terá a oportunidade de discutir o Plano Municipal de Saneamento, contendo as propostas iniciais para uma detalhada discussão. “Inclusive, a Sabesp já me informou que estará iniciando, ainda este ano, obras aqui em Itamambuca, para aumentar os reservatórios de água evitando sua falta na próxima temporada”.
Ainda sobre a questão esgoto, Sato enfatizou que a regularização da Vila Recanto de Itamambuca já está em fase bem adiantada encontrando-se atualmente no cartório de registro de imóveis. “Isto significa que falta muito pouco para que a área esteja regularizada permitindo o início da instalação do saneamento”.
E para finalizar, Sato pediu aos organizadores do evento, que fizessem uma ressalva no documento que os candidatos presentes assinariam. “quero que conste nesse documento um adendo referente a  preocupação social que temos com as pessoas que moram no entorno do Rio Itamambuca. Gostaria de solicitar aos autores do documento que seja acrescentado um ítem estabelecendo a manutenção das pessoas, mesmo em áreas de preservação permanente, desde que sejam preenchidos os requisitos legais”.
O trabalho de congelamento e os processos de regularização fundiária que vem sendo desenvolvido no municipio pelo atual secretário de Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, foi muito elogiado por um dos candidatos a prefeito de Ubatuba.
Após as explanações dos candidatos, um pequeno debate foi travado entre os participantes sobre a permissão ou não dos candidatos ausentes ou de seus representantes assinarem o protocolo.
Sato pediu a palavra e afirmou que todos tinham reuniões importantes e deixaram de ir para comparecer ao evento e assumir o compromisso com a despoluição do Rio Itamambuca e com a melhoria da qualidade ambiental do bairro como um todo. “A questão é o compromisso, que mostra a seriedade e respeito com que cada candidato trata a população e suas entidades. Quem não veio está com medo de aparecer, de falar, de apresentar suas ideias.
Diante de defesas acaloradas de ambos os lados, os coordenadores do PGA informaram que, caso sejam procurados pelos ausentes, irão se reunir e analisar se eles deverão, ou não, assinar o protocolo de intenções.
Apesar de confirmados, os candidatos Maurício Moromizato, do PT e Nuno, do PRB, não compareceram e se fizeram representar, respectivamente, por Neto, candidato a vereador pelo PT e Charles Medeiros, vice da chapa de Nuno. Já os candidatos Ricardo Cortes, do DEM e Vicente Pagliuso, do PSOL, simplesmente não compareceram.



quinta-feira, 7 de junho de 2012


I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, está realizando a I Pré Conferência e Conferência Municipal de Defesa Civil  que terá como tema central "Atuando em defesa da vida humana.

A Conferência Municipal acontecerá no Auditório do Ubatuba Palace Hotel, situado a Rua Coronel Domiciano, 500 – Centro, em Ubatuba,  a partir das 19:00h, dia 11 de junho. E contará com a presença do Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Benedito Roberto Meira, que proferirá a palestra: DEFESA CIVIL: TENDÊNCIA E AÇÕES”.

Após a palestra haverá uma breve exposição sobre os seguintes eixos temáticos:
I – Modernização do Sistema Municipal de Defesa Civil e criação dos seus componentes (Conselho Municipal e Fundo Municipal de Defesa Civil);

II – Plano Municipal de Defesa Civil, que apresentará os seguintes sub-eixos temáticos:
a – O  Município: diagnóstico situacional e a promoção do controle social;
b – A Defesa Civil e sua interface com o Meio Ambiente; e
c – Políticas Públicas em atenção ao cidadão: promovendo o bem estar social
             
            Desde novembro, a Secretaria Municipal de Segurança Publica e Defesa Social, tem realizado reuniões com diversos órgãos para tratar de questões ligadas ao Sistema Municipal de Defesa Civil e seus componentes. Muito já se avançou, após a conferência serão iniciados os processos de criação do Conselho e do Fundo Municipal de Defesa Civil, bem como, do Plano Municipal.

Claudia Paschoal

domingo, 3 de junho de 2012


Cada vez mais as empresas procuram jovens capacitados e buscam melhorias para criarem novas vagas
Atualmente é grande a concorrência pelo primeiro emprego. A primeira batalha a ser vencida é a da capacitação. De cada dez recém formados que se habilitam a uma vaga, sete estão em condições de ocupá-la. A segunda batalha é da contratação, e que batalha! Vencida essa etapa, o jovem tem razões para comemorar e mais razões ainda para tomar fôlego, e pensar numa nova capacitação, porque o mundo dos negócios está cada vez mais voraz.

Especialistas dizem que os empresários desenvolveram um novo conceito de avaliar competências, onde o temperamento dos candidatos é um fator importante. As empresas querem profissionais versáteis e capazes de solucionar problemas. No entanto, para chegar nessa etapa, o jovem necessita de uma boa capacitação.

O SEBRAE oferece cursos que tem como meta preparar os alunos para ocupar funções no mercado de trabalho, investindo num ensino técnico que valoriza mais a prática do que a teoria. Ao visitar o SEBRAE, em São José dos Campos no último dia 17, o advogado Délcio Sato, afirmou considerar extremamente importante formar novos profissionais e qualificar a mão de obra disponível.
Sato com Eduardo Jesus (SEBRAE) e Marcelo Nunes (CECOMPI)

Para Sato,  esse é um desafio que deve ser encarado como prioritário, e deve se buscar parcerias para criação de novas vagas em cursos técnicos de nível médio, e assim oferecer aos jovens as condições necessárias para ocupar um lugar no concorrido mercado de trabalho.

Com a maior oferta de empregos, a dificuldade de colocação no mercado de trabalho é mais acentuada entre os jovens que são candidatos ao primeiro emprego e as pessoas na faixa etária acima de 30, com baixa escolaridade.

Para alcançar o sucesso o empresário também precisa estar atento as mudanças do mercado. O Governo do Estado anunciou a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo e Favorecimento às Micro e Pequenas Empresas. Dentre as ações, vale destacar a criação do Portal Via Rápida Empresa, que funcionará como um canal de incentivo onde será possível realizar procedimentos relativos ao exercício de atividades econômicas, sem que haja necessidade de deslocamento, evitando filas e reduzindo tempo e custos dos serviços.
A nova plataforma reunirá os serviços da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), e de outras entidades públicas e privadas. Ela também permitirá realizar abertura e baixa de empresas em até cinco dias, além de oferecer ferramentas para consulta e identificação de potenciais compradores e fornecedores, por região de interesse. O Portal ainda disponibilizará cursos gratuitos para profissionalização da gestão de micro e pequenos empresários, que serão realizados em parceria com o SEBRAE-SP. E será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).
“Para nossa cidade é crucial investir em ações capazes de criar novos negócios, e que os pequenos empresários possam regularizar suas empresas, e desta forma, aumentar a lucratividade e, conseqüentemente, ampliar o número de vagas para os jovens que buscam seu primeiro emprego”, destacou Sato.
Claudia Paschoal


quinta-feira, 24 de maio de 2012


A bicicleta é reconhecida pela ONU como o meio de transporte mais sustentável do planeta.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu a bicicleta como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, pelo baixo impacto que causa ao ambiente, pelo porte da infra-estrutura necessária à circulação e ao estacionamento, que demanda pouco espaço, e pela ausência de ruídos e de emissão de gases poluentes. Além disso, é uma alternativa ao alcance de todas as pessoas, não importando a renda e podendo ser usada por quem tem boa saúde, desde a infância até a idade mais avançada.
Em cidades da Europa o uso da bicicleta  já é bastante comum. Na Suécia, um país frio, 33% de todo o deslocamento realizado na cidade de Västerãs (115 mil habitantes) é feito por bicicleta. Na Suíça, que não é um país plano, a bicicleta é utilizada em 23% dos deslocamentos na cidade de Basiléia, com 230 mil habitantes. Em Redmond, noroeste dos EUA, os ônibus urbanos têm espaço para transportar duas bicicletas, e até mesmo os paramédicos as utilizam.
A bicicleta pode ser incluída nos deslocamentos como elemento para a implementação do conceito de mobilidade urbana sustentável, que possibilita a redução do custo da mobilidade das pessoas, a inclusão social, melhora a saúde e contribui, sobremaneira, com a eliminação de agentes poluentes, comentou o advogado Délcio Sato.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é direito de todos andar de bicicleta em qualquer rua da cidade, porém certos cuidados devem ser lembrados e respeitados, como por exemplo, usar os equipamentos de segurança (buzinas,lanternas e espelhos), pedir passagem com o aceno dos braços, circular no mesmo sentido dos outros veículos (sejam eles motorizados ou não) .
A  bicicleta como meio de transporte está mais e mais popular, a cada dia, ao redor do planeta. Desta forma ela deixa de ser vista como um simples objeto de lazer e esporte e passa a compor a paisagem da cidade, o dia a dia das pessoas, como um veículo eficiente e sustentável, mencionou Sato.
Outros pontos importantes a serem lembrados por quem é ciclista ou pretende ser são a manutenção da bicicleta e o respeito não só com os motoristas de automóveis, mas também com outros ciclistas. Calcula-se que de 10 a 15% das mortes de ciclistas no Brasil sejam causadas por falhas mecânicas das bicicletas, e que mais de 50% dos acidentes envolvendo bicicletas ocorrem por culpa dos próprios ciclistas. Apesar desses dados, está comprovado que o uso adequado da bicicleta não traz somente benefícios físicos, mas também financeiros e ambientais.
Com o objetivo de sensibilizar a população de Ubatuba, das vantagens da utilização da bicicleta como transporte urbano autônomo, reduzindo a emissão de CO2, reduzindo o tempo de deslocamento entre trechos urbanos e melhorando a saúde pública, o movimento “Pedala Ubatuba”, vem ganhando força e se tornando um importante instrumento de conscientização para o uso adequado das ciclovias e ciclofaixas.

Pensando no meio ambiente e no bem-estar da população, Ubatuba tem um novo desenho, de ciclovias e ciclofaixas, que permite a circulação de pessoas utilizando bicicletas. “No último dia 18 de maio, ao participar do evento  Pedala Ubatuba, percebi que o sistema cicloviário de nossa cidade, permite o uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho, lazer e atividade física. Ao contrário da cultura do automóvel onde cada um se isola no seu universo fechado o transporte de bicicleta possibilita ao ciclista está em contato com o que está ao redor”, finaliza Sato.

Claudia Paschoal
João Paulo Rolim

quinta-feira, 17 de maio de 2012


Sato visita o  Secretário Chefe da Casa Militar 
No ultimo dia 14 de maio, o advogado Délcio Sato esteve com o Coronel PM Benedito Roberto Meira, Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil. Sato ressaltou que, segundo a Confederação Nacional dos Municípios no período de 2006 a 2011, o Governo Federal gastou com prevenção R$ 745 milhões contra R$ 6,3 bilhões em ações para conter os estragos causados pelos desastres naturais. Em escala mundial,  cada  R$ 1 investido em prevenção equivale, em média, entre R$ 25 e 30 de obras de reconstrução pós-evento.
Esses dados demonstram a relevância de se adotar um plano de prevenção e  mitigação dos desastres naturais. O ideal seria o impedimento total de qualquer tipo de dano e prejuízo, o que acarretaria numa situação “perfeita”. Entretanto, atualmente o que é possível de ser realizado é a mitigação, ou seja, a redução máxima possível dos danos e prejuízos causados  pelos desastres naturais.
Délcio Sato e Coronel PM Benedito Roberto Meira

Desta forma, deve-se adotar medidas preventivas, não só para reduzir os prejuízos materiais, mas principalmente para evitar a ocorrência de vítimas fatais. Além do que, quando não são aplicadas medidas para a redução dos efeitos dos desastres, a tendência é aumentar a intensidade, a magnitude e a freqüência dos impactos.

Para Sato, o importante não é simplesmente divulgar informações, mas, juntamente com os diversos atores, desencadear um processo de reflexão e debate sobre esta temática. É através deste processo que poderão surgir novas propostas e medidas visando sempre diminuir o impacto causado por fenômenos naturais severos, que podem atingir nossa cidade.

Programa Melhor Viagem SP

O Governo do Estado lançou o Programa Melhor Viagem SP, no último dia 14 no Palácio dos Bandeirantes. O programa tem como objetivo permitir que os idosos de São Paulo façam Turismo,  possam viajar para outras localidades do Estado, diferentes daquela que residem, promovendo assim inclusão e sociabilidade.

O Programa se destina à idosos de São Paulo, com 60 anos ou mais, residentes em municípios do Estado com até 30 mil habitantes. O advogado Délcio Sato, acompanhou o evento por considera de extrema importância a iniciativa do Estado, “O Programa do Estado irá promover o turismo fora da alta temporada, dos feriados prolongados e dos finais de semana, quando os municípios têm naturalmente mais procura.

Atualmente, as pessoas chegam a terceira idade cada vez mais forte e saudável e estão viajando com maior freqüência e,  são atraídas por locais seguros, com belas paisagens e que não exijam muitos esforços. As novas gerações de pessoas nesta faixa etária apresentam características bastante distintas daquelas de décadas atrás. Uma quantidade acentuada de pessoas já passaram dos 60 anos e se acostumaram a uma vida agitada e repleta de atividades, tornando-se importante nicho de mercado para o turismo que exige atenção no processo de segmentação de mercado.

Para atender o desafio da diversidade  e do crescimento do número de idosos, políticas e programas integrados nas áreas de habitação, apoio econômico e social, assistência médica, transporte e lazer, como o Programa Melhor Viagem, devem ser elaborados e postos em pratica,  comentou Sato.

Para o Governo do Estado, o  consumo realizado pelos idosos movimentará a economia, induzindo a geração de emprego e renda e, conseqüentemente, possibilitando o desenvolvimento regional. Isso de forma direta. De forma indireta, os idosos podem acabar atuando como multiplicadores de informação, da informação turística sobre o Estado, incentivando a família a viajar, em função das tantas descobertas feitas por meio do Programa Melhor Viagem SP que, promove, ainda, a concretização do Turismo Social, uma das mais recentes classificações trabalhadas, do ponto de vista da segmentação, pelo setor.

Segundo a Organização Mundial de Turismo, os principais fatores que motivam as pessoas da terceira idade a viajar são: recreação e entretenimento, bailes de salão ou folclórico, lazer ou férias, convívio social e fazer amizades durante a viagem. Preferem viajar no verão para praias em geral, de ônibus, hospedando-se em hotéis com uma estada em média de 4 a 7 dias. Assim, os locais para viagem, preferidos pelas pessoas da terceira idade, são: praias.

Inquestionavelmente, o turismo de terceira idade poderá constituir, internamente, um expressivo fator de desenvolvimento do trafego turístico em nosso Estado. O Poder Público em nível mundial inicia novas atitudes para esse segmento e para ilustrar o Programa Melhor Viagem SP é um bom exemplo, conclui Délcio Sato.
  

domingo, 12 de fevereiro de 2012



Secretaria de Cultura e Turismo apresenta Exposição Fotográfica  da Encenação da “Paz de Iperoig”

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba inaugurará no próximo dia 15 de fevereiro o Espaço Cultural, no Paço Nóbrega.  “Estamos criando esse espaço com o intuito de promover a cultura de nossa cidade, que é rica em símbolos e valores, declarou Mauricio Petiz, Secretário de Cultura e Turismo.
Futuramente esse espaço se tornará um atrativo cultural,  voltado principalmente para o lazer da população local  e dos turistas.  Para que um espaço seja utilizado pela atividade turística, primeiramente  precisa ter uso e sentido para os moradores da cidade. É primordial o desejo da própria população em desenvolver um turismo ligado à cultura, ao mesmo tempo em que se conscientiza e valoriza o que tem de melhor, através da participação e integração às atividades ligadas à cultura da cidade.
A Exposição Fotográfica da Encenação  da “Paz de Iperoig” acontecerá de 15 de fevereiro a 04 de março, a partir das 14 horas. “Teremos 60 fotos retratando a Encenação da Paz de Iperoig que aconteceu em 28 de outubro, bem como de parte do processo  de criação e montagem dos personagens. Além disso, teremos painéis com toda a narrativa do evento, complementou o Secretário Mauricio Petiz.
O modo de vida atual faz com que cada vez mais seja importante manter viva nossa cultura, que pode ser entendida como o complexo que inclui conhecimento, artes, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Correspondem às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo. Para o Chefe de Gabinete, Délcio Sato,  “a criação desse espaço visa promover o reencontro da historia de nossa cidade, e a Exposição Fotográfica que marca a abertura do Espaço Cultural retrata as nossas tradições”.
A Encenação da Paz de Iperoig, contou com a participação de 100 atores da comunidade, esse vinculo demonstra a importância da vivência dos valores culturais.  Para manter  viva cultura é necessário o envolvimento da comunidade uma característica fundamental é o sentimento da apropriação e identidade, que une a população local. Foi possível identificar naqueles que atuaram na Encenação, o orgulho de pertencer a essa cultura, de representar a história de nossa cidade, complementa Sato.




terça-feira, 24 de janeiro de 2012


Planejamento Urbano, organizando espaço e  garantindo qualidade de vida

É importante entender a cidade, como um organismo vivo em constante transformação, e que realiza trocas com o meio ambiente natural. A valorização do aspecto humano e o entendimento de cidade como espaço de prática da cidadania e convívio social, significa adotar uma regulamentação do espaço urbano que garanta a qualidade de vida e permita a transformação contínua da cidade. A reforma urbana é, sobretudo, a adequação das cidades para que internamente passem a promover a justiça social, possibilitando aos seus habitantes: habitação, trabalho, recreação, circulação e uma vida humana digna. Estas medidas geram economias externas, promovem mudanças sociais capazes de transformar “crescimento” em “desenvolvimento”, de forma sustentável.

Segundo João Paulo Rolim, Secretário Municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano: “O planejamento urbano é o processo de idealização, criação e desenvolvimento de soluções que visam melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma determinada área urbana ou do planejamento de uma nova área urbana em uma determinada região, tendo como objetivo principal proporcionar aos habitantes uma melhoria na qualidade de vida.

O planejamento urbano, lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. A interpretação destes processos, assim como o grau de alteração de seu encadeamento, varia de acordo com a posição a ser tomada no processo de planejamento e principalmente com o poder de atuação do órgão planejador”.

Qualquer plano ou projeto que vise o planejamento territorial deve ser implementado de forma gradativa e em longo prazo, devendo ser desenvolvido em bases apartidárias, cabe ao Poder Público Municipal, estabelecer políticas públicas que permitam preservar a extraordinária beleza natural e a significativa biodiversidade da região, além de tomar medidas que beneficiem o desenvolvimento sustentável, afirmou Délcio Sato, Chefe de Gabinete.

É ilusão imaginar que a configuração de uma cidade se dá de forma aleatória, na realidade existem interesses e estratégias de construção do espaço urbano, que muitas vezes tem interesses urbanísticos, com implicações econômicas, financeiras e políticas.

A cidade pode ser descrita como um espaço construído dentro de um processo de ocupação espacial e apropriação de seus recursos naturais, bem como da reprodução do organismo social dos moradores que ao intervir no espaço urbano, busca adaptá-lo a suas características e necessidades. Nesse processo há integração com ações complexas de urbanização, industrialização, crescimento demográfico, tecnologia, segregação, violência, etc.

Atualmente há a necessidade de se ordenar adequadamente o espaço urbano, além dos padrões usuais que influenciam na ocupação/expansão do espaço, o que torna imprescindível o planejamento. Há uma nova perspectiva de ocupação do espaço urbano: o da cidade sustentável.

Ubatuba, assim como as outras cidades do Litoral Norte do Estado de São Paulo, está entre a área costeira e a Mata Atlântica. Esse aspecto demonstra a importância de se realizar um planejamento urbano visando à ocupação ordenada do espaço litorâneo, e a preservação e conservação do patrimônio ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável, que atenda as necessidades socioeconômicas da população residente.

Ubatuba traçou nos últimos anos uma linha de planejamento e remodelação urbana visando a melhoria do contexto turístico vocacional do Município. Repaginou sua estrutura central ordenando o trânsito, com novas avenidas e ciclovias e ciclofaixas,  organizados com sinalização moderna.

Executou obras importantes para melhoria do bem estar e segurança dos turistas e da população local, como praças e iluminação pública, criando pontos muito especiais, como a nova praça Alberto Santos com a ossada da baleia Jubarte; a Rua Guarani, talvez a mais charmosa do Litoral e a Praça 13 de Maio, com suas fontes. Urbanizou as Praias Grande e Pereque-Açu das mais procuradas durante o ano todo por um público variado.

Organizou o sistema de informações nas rodovias para indicação dos pontos de interesse e das praias, através de placas com padrões internacionais. Desenvolveu a infraestrutura do turismo de navios de cruzeiros, agora já realidade.

Construção de um teatro municipal e abertura de procedimento para um novo projeto urbanístico na Praça da Matriz que terá sua fachada, valorizada com  a desobstrução até a Avenida da Praia de Iperoig. Construção de um centro de convenções, equipamento urbano que atuará diretamente no problema econômico sazonal. Tratou com seriedade seu problema de disposição de resíduos sólidos, agora com a licença ambiental. Recebeu apoio do Estado no saneamento básico e o Plano Municipal de Saneamento, mostra mudança significativa nos resultados de distribuição de água potável e tratamento de esgoto que dará um salto de 26 para 84% em cinco anos.

Melhorou a situação das populações nos bairros com o lançamento dos programas de congelamento e regularização fundiária, dando oportunidade de acesso aos serviços públicos básicos e regularização patrimonial dos imóveis. Todas essas ações têm por objetivo melhorar a qualidade de vida e manter uma infraestrutura adequada as necessidades dos moradores e turistas que visitam nossa cidade, finaliza Sato.

                                                                             Claudia Paschoal e João Paulo Rolim

domingo, 15 de janeiro de 2012

A importância da gestão adequada dos Resíduos Sólidos



Pode-se mencionar três fases no desenvolvimento da gestão dos resíduos sólidos. Na primeira fase, prioriza-se a disposição dos resíduos, com a eliminação dos depósitos a céu aberto, etapa vencida em nossa cidade. A segunda fase caracteriza-se pela priorização da recuperação e reciclagem dos materiais que pode se dar através do estabelecimento de novas relações entre produtores, distribuidores e consumidores finais, visando garantir, ao menos, o reaproveitamento de parte dos resíduos. E na terceira e última etapa, concentra-se na redução dos resíduos, pensa-se em como não gerar lixo, antes de se pensar na reciclagem, pensa-se na reutilização dos materiais e na diminuição do volume.
Na gestão de resíduos sólidos, a sustentabilidade ambiental e social se constrói a partir de modelos e sistemas integrados que permitam a redução do lixo gerado, como a reutilização de materiais descartados e a reciclagem de materiais que possam servir de matéria prima para a indústria, diminuindo o desperdício e gerando renda.
Segundo João Paulo Rolim, Secretário Municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, o Município destina seus resíduos para um aterro no Vale do Paraíba, cuja operação de transferência destes resíduos dos caminhões coletores para as carretas transportadoras foi licenciada pela CETESB.
Para o Chefe de Gabinete, Délcio Sato: “A coleta seletiva de lixo, embora para alguns técnicos seja cara, é uma alternativa para a região do Litoral Norte, pois além de ser uma tarefa que contribui com a redução de utilização de recursos naturais através da reutilização dos recicláveis, diminui por certo a quantidade de resíduos exportada”.
É inegável que em todo o país, inúmeras famílias sobrevivem da coleta e venda de materiais recicláveis. Na região do Vale e Litoral Norte, não é diferente, ao menos em Ubatuba, no entanto, as cooperativas não são organizadas e nem legalmente estabelecidas, impedindo parcerias com as esferas governamentais. O ideal é que haja a coleta de material reciclável nas residências e não no aterro. Essa cadeia produtiva da reciclagem gera milhares de postos de trabalhos, melhorando a distribuição de renda e promovendo o desenvolvimento local, justificando o investimento público na infraestrutura de sistemas de coleta seletiva de resíduos. Uma alternativa é a parceria com o setor privado, bem como, a adoção de novas tecnologias apropriadas a realidade municipal.
Segundo Rolim, a coleta seletiva corrobora com a otimização da vida útil dos aterros sanitários, o que é de grande interesse para o Poder Público, por conta dos altos investimentos necessários para a implantação de novos aterros. No caso do Litoral Norte, a situação é ainda mais grave devido à legislação de proteção ambiental que dificulta a aquisição de áreas para novos aterros.
Diante da criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e considerando que o destino do lixo é um problema comum as quatros cidades do Litoral, a criação de um pólo de reciclagem em parceria com o governo estadual pode ser estudado, com o propósito de elaborar um plano de desenvolvimento regional que busque parcerias com a iniciativa privada.
Todos temos responsabilidades sobre o gerenciamento de resíduos sólidos, sendo essencial a participação do Governo, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, afirma Sato.
A importância das iniciativas da população com a separação domiciliar de resíduos sólidos é o primeiro passo para o sucesso de um programa de coleta seletiva, que depende do envolvimento da população, Além, é claro, da comunicação, educação ambiental, logística de coleta e sistema de escoamento dos materiais, complementa Sato.
Vale mencionar ações isoladas de escolas públicas e particulares que incentivam seus alunos a produzirem menos lixo, o consumo consciente, o reaproveitamento e a confecção de objetos com material reciclado. Embora isoladas, essas iniciativas podem contribuir para a adoção de gestão eficiente. Em Ubatuba, segundo João Paulo, este ano está prevista uma geração de 33 mil toneladas de resíduos domésticos, importando em um custo de mais de 6 milhões aos cofres do município.
                                                                                                                         Claudia Paschoal