domingo, 2 de novembro de 2014

ANÁLISE E RAIO X DAS ELEIÇÕES DE 05 DE OUTUBRO EM UBATUBA


Nas eleições de 05 de outubro de 2014, muitos resultados foram surpreendentes. É bem verdade que nem todas as surpresas foram positivas. Para alguns ícones da política local o desempenho dos candidatos apoiados por eles foi vergonhoso, para outros os resultados foram positivos credenciando alguns nomes no cenário político local.
Para o advogado, Délcio Sato, coordenador da campanha de Antonio Carlos Junior e Samuel Moreira, respectivamente, candidatos a deputado estadual e federal, pelo PSDB, a eleição em Ubatuba foi marcada pela qualidade das campanhas políticas, que seja para o bem ou para o mal, foi determinante na escolha dos candidatos. “A população está atenta, não se deixa enganar por falsas promessas, não acredita mais em ”novos” candidatos revestidos da velha roupagem política. Nem nos candidatos “copa do mundo” que aparecem de 4 em 4 anos. A identificação com as propostas do candidato é fundamental, bem como, a certeza de que aquele candidato conhece a realidade da cidade e tem vinculo com a região”, afirmou Sato
O vice-prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos Junior, fala sobre sua expressiva  votação. “Agradeço, primeiramente, a Deus, minha família e meu pai, Antonio Carlos da Silva e a todos que fizeram parte desse projeto e acreditaram nas minhas propostas, destacando aqui o Délcio Sato, a Claudia Paschoal, o Luis Bitetti, o Marcílio Lopes, bem como, os ex-prefeitos: Pedro Paulo Teixeira Pinto e Euclides Vigneron (Zizinho), que estiveram comigo nessa jornada. Sinto-me honrado com os  mais de 55 mil votos que obtive, hoje sou suplente de deputado estadual pelo meu partido, o PSDB,  e Ubatuba me deu a segunda maior votação, com mais de 7 mil votos”.
Percebe-se que, antes de qualquer outra coisa, é preciso fazer mudanças concretas e ter postura firme para adequar-se  a nova realidade política. Desde as manifestações de junho do ano passado, os políticos e a política sofreram um grande impacto e houve a necessidade de readequar o curso das campanhas políticas. O resultado das eleições em Ubatuba é um reflexo dessa mudança do eleitorado. O atual prefeito eleito com mais de 20 mil votos, não conseguiu dar mais que 10% dos seus votos para os candidatos apoiados por ele. O ex-prefeito Eduardo César, que emplacou uma substancial votação para o Gil Arantes em 2010, com seu novo Gil, teve pouco mais de 1.600 votos. Os grandes nomes da política, com suas velhas teorias foram massacrados pelas urnas. O que reforçou ainda mais, a necessidade de se fazer uma análise do cenário real e se preparar para as eleições de 2016, com o foco na nova realidade e a certeza de que é necessário compor e manter o pulso firme para conquistar o eleitor.
O ex prefeito Pedro Paulo Teixeira Pinto, afirmou que: salvo melhor juízo, chego a acreditar que o eleitor nas últimas eleições (1º turno)  mostrou-se mais racional procurando prestigiar com seu voto candidatos da região ou bem próximos. Seria uma demonstração que já amadurece a ideia de implantação do voto distrital no nosso sistema eleitoral? Uma coisa que sempre passou ao largo de grande parte dos políticos e também da população, é o compromisso do homem  público com o espírito público, o que deve ser um dos focos principais para a pratica política. Parece que a avalanche de corrupção que tem se abatido sobre o país ultimamente, tem exercido papel importante na construção dessa consciência.
“No caso de Ubatuba abre-se no horizonte político um novo tempo, com o eleitor prestigiando candidatos diretamente vinculados a nossa região. Antonio Carlos Junior, recordista histórico de votos em Ubatuba e Samuel Moreira, justificam o que foi dito anteriormente, consolidando a liderança de  Sato para o pleito de 2016”, completa Pedro Paulo.
O Litoral Norte saiu fortalecido, com a eleição de Samuel Moreira para a Câmara Federal. O deputado já demonstrou seu compromisso com nossa região, sempre foi um forte aliado e colaborador de Antonio Carlos, prefeito de Caraguatatuba, atuando em conjunto para a realização de obras como a duplicação da Rodovia dos Tamoios, o Hospital Regional e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). “Teremos com quem contar, estamos no caminho certo. Agora, é pensar nas eleições de 2016 com respeito ao eleitor, estando presente e atuante na vida política da cidade e da região. Temos carência de lideranças políticas em Ubatuba, os políticos tradicionais ainda acreditam na velha fórmula de fazer política, eu acredito em propostas sólidas, viáveis e construídas em parceria com a população. Não podemos mais, chegar com a receita pronta, temos que definir em conjunto as prioridades e metas a serem alcançadas. Propor mudanças concretas e ter uma postura firme, essa é a análise que faço e  o resultado das urnas em Ubatuba reforça esse novo cenário, dispara Sato.
Quero deixar meu sincero, agradecimento a todos que fizeram parte desta caminhada, e reforçar meu compromisso com Ubatuba e com os novos amigos que fiz durante esses meses, foram experiências que levarei para vida. Essa conquista se deve a votação significativa que obtive no Litoral Norte, sou grato a todos e contem comigo sempre. Continuo com meu trabalho em Caragua e na região, através da RM do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Acredito que temos uma longa trajetória a ser feita em Ubatuba e minha parceria com o Sato e sua equipe será, sem dúvida, duradoura. Vou honrar meu compromisso com todos, como honro o nome do meu pai, Antonio Carlos, e toda sua trajetória política. Tenham certeza que estarei sempre pronto a colaborar para o desenvolvimento de nossa região e para lutar pelas demandas regionais, como a duplicação da Rodovia Caraguá-Ubatuba, afirmou Junior.
Um novo cenário, novos políticos e novos desafios, a política está em transformação e que seja positiva.  Que os políticos se adéqüem a essa nova realidade e que o eleitorado entenda seu papel e cada vez mais, pesquise, se informe e faça as melhores escolhas. “Sou grato, a todos que nos ajudaram nessa campanha, acreditando no projeto e na parceria com Antonio Carlos Junior e Samuel Moreira. Temos os melhores parceiros na luta por uma cidade melhor, vamos transformar Ubatuba e a região”, finalizou Sato.
Claudia Paschoal

Raio X do pleito de 05 outubro, considerando os principais nomes que despontam como prefeitáveis em Ubatuba.

Grupo
Candidato a deputado estadual
Votação
Candidato a deputado federal
Votação
Análise
Sato
Antonio Carlos Jr (PSDB)
7.013
Samuel Moreira (PSDB)
2.531
Maior votação na cidade de todos os tempos, o segundo mais votado em Ubatuba foi Antonio Carlos da Silva, em 2006. Sato credenciou seu nome, definitivamente, no páreo para Prefeito em 2016.
Rogério Frediani
Fernando Capez (PSDB)
3.068


Capez, teve 743 votos a mais que  em 2010
Caribé
Jorge Caruso (PMDB)
93
Baleia Rossi (PMDB)
122
Vice prefeito, eleito na chapa de Moromizato, deu aos seus candidatos, somado os votos dos dois, aproximadamente 1% dos votos comparados aos que recebeu em 2012
Eduardo César
Gil Lancaster (DEM)
1.628
Herculano Passos (PSD)
582
Gil Lancaster, o novo, pra não confundir com o Gil Arantes, não surpreendeu. Eduardo César e seu grupo não transferiram a votação dada ao Arantes. Parece que “o novo Gil” não agradou. O candidato a deputado federal, também não teve votação expressiva.
Alfredo Correa
Fernando Cury (PPS)
662


Contou com o apoio do ex-vice prefeito Rui Teixeira Leite. Alfredo não conseguiu transferir nem 50% dos votos que obteve para prefeito à seu candidato, mesmo contando com o apoio do ex vice prefeito.
Mauricio Moromizato
Ana do Carmo (PT)
1306
Amélia Naomi (PT)
932
A soma dos votos das duas candidatas de Mauricio Moromizato, que foi eleito em 2012 com 21.326 votos, representam 10,495% dos seus votos, reflexo do caos que se instalou na cidade gerando uma grande insatisfação da população. Moromizato, também apoiou Marco Aurélio (PT), que teve sua candidatura impugnada, pela lei da Ficha Limpa Marco Aurélio, não seria eleito, mesmo que revertesse sua situação legal, pois obteve apenas 44.617 votos.




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Rapidinhas do Jota: Quem corrompe é corrompido


Quem corrompe é corrompido. Em Ubatuba, alguns coordenadores de  campanha, que são políticos com pretensões a prefeitura em  2016, estão pagando proprietários de veículos e residências  para  ostentarem a placa de seus candidatos.
Essa prática denota um perfil corruptor demonstrando a falta de compromisso com os eleitores. Ou seja, “paguei está pago e não devo nada a ninguém”, disse um desses.
Lembrando que todo corruptor é corrupto,  distinga e avalie essas pessoas, você acredita que, algum dia, serão merecedores do seu voto?


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Rapidinhas do Jota: Discurso de campanha: Madrinha ou “Má-drinha”?


Precisamos de algum tempo para entender o que o candidato realmente queria dizer, após dois anos e do estado calamitoso no qual se encontra a cidade, para traduzir o sentido de madrinha.
Ele que virou “Mauzinho”, diante da total falta de parceria de sua “Má-drinha”, deixando nossa Ubatuba totalmente sem brilho.
Dilma com um barulho desses!!!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

RAPIDINHAS DO JOTA

Quem é quem - Parte I
No atual cenário, temos os candidatos aventureiros, que se apresentam apadrinhados por políticos locais. Esses candidatos,  chamados “copa do mundo”, ou seja, que aparecem de 4 em 4 anos, em gorjeios delirantes de promessas, e que terminada a eleição, voltam para suas sedes eleitorais e nunca mais são vistos por aqui.
Quem é quem em Ubatuba?
Políticos com alta rejeição titubeiam em expressar publicamente apoio aos seus candidatos. Como exemplo, podemos mencionar o caso do candidato a deputado estadual “Bill Clinton”, candidato de “Bill Gates”, ex-deputado e atual prefeito e mantenedor de uma intima relação política com um recente  ex-prefeito de nossa cidade.  

Na próxima semana: Quem é quem - Parte II – A Madrinha

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Caminhada com Antonio Carlos Junior na Maranduba


Ontem, Antonio Carlos Junior esteve na Maranduba e Sertão da Quina num contato direto com a comunidade. A caminhada contou com lideranças da região e com a participação do advogado, Délcio Sato e dos ex-prefeitos Pedro Paulo Teixeira Filho e Zizinho Vigneron.

Para Antonio Carlos Junior, candidato a deputado estadual, este contato com os moradores é muito importante. “Fico imensamente satisfeito com a participação da comunidade, defendo este contato com as pessoas que é extremamente importante para construirmos uma parceria”, disse Junior.


A região sul de Ubatuba destaca-se por ter uma comunidade envolvida com suas necessidades e que conhece seus direitos e deveres. Para o advogado, Délcio Sato, é um ganho para todos, onde cada um conhece seu papel e sabe cobrar seus direitos, assumindo suas responsabilidades. “É fundamental, termos uma comunidade envolvida com seu bairro, sua cidade. Cada vez mais, precisamos de pessoas conscientes e que colaborem com a construção de uma cidade mais justa”, disse Sato.

As comunidades, da Maranduba e Sertão da Quina, receberam Antonio Carlos Junior, Délcio Sato e as lideranças com muito entusiasmo.




terça-feira, 12 de agosto de 2014

Antonio Carlos Junior, o candidato do Litoral Norte


Na noite de 08 de agosto, aconteceu o lançamento da campanha de Antonio Carlos Junior, candidato a deputado estadual.
Antonio Carlos Junior é vice-prefeito de Caraguatatuba, pela segunda vez consecutiva. Municipalista convicto, luta pelas cidades e conhece as necessidades e dificuldades locais, tem experiência na administração municipal e na interlocução com o Estado.
O advogado, Délcio Sato, que prestigiou o evento afirmou que acredita que Junior é o melhor representante para o Litoral Norte. “Ele conhece as dificuldades de se administrar uma cidade, sabe os caminhos para se estabelecer uma parceria com o Estado e será nosso representante na construção de uma região com mais qualidade de vida para a população, aliando desenvolvimento com sustentabilidade social, ambiental e cultural.  Este é um desafio e o Junior tem conhecimento e sabedoria aliados à vontade e compromisso com nossa região”, mencionou Sato.
Sato teve uma conversa particular com Antonio Carlos Junior, o deputado  Samuel Moreira,  o prefeito Antonio Carlos e o senador Aloysio Nunes,  candidato a vice presidente da República que prontamente  se comprometeu a estar presente em Ubatuba e iniciar um grande trabalho em favor da cidade.

Junior, enfatizou sua experiência e a importância da vivencia política com Antonio Carlos da Silva, seu pai e prefeito de Caraguatatuba.  “O aprendizado é constante, ter a oportunidade de estar ao lado de um homem  público como o Antonio Carlos é um privilégio, me sinto honrado por ter estado com ele na administração de Caraguá”, disse Antonio Carlos Junior.
O candidato Samuel Moreira enfatizou o compromisso com o Vale do Paraiba e Litoral Norte. “Sempre estive presente na região, estabeleci muitas parcerias com Antonio Carlos e quero manter esta parceria com Antonio Carlos Junior. Com o Junior na Assembléia Legislativa e eu na Camara dos Deputados e no Congresso Nacional, faremos muito pela região”.

O evento contou com ilustres presenças, como do candidato a vice-presidente da República, senador Aloysio Nunes, e de lideranças do Vale do Paraíba e Litoral Norte. 

Samuel Moreira e Antonio Carlos Junior visitam Ubatuba


Deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Samuel Moreira esteve em Ubatuba, dia 08 de agosto. Samuel é candidato a deputado Federal e  se reuniu com lideranças da cidade, na companhia de Antonio Carlos Junior, vice prefeito de Caraguatatuba e candidato a deputado estadual.
Antonio Carlos Junior, falou sobre a importância de termos candidatos que estão próximos da região,  que conhecem as necessidades e realidade local. “Minha relação com os municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte está estabelecida. Quero defender nossa região, trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos moradores e para o desenvolvimento do turismo, nossa principal atividade econômica”, afirmou Junior.
A estrutura política foi mencionada por Samuel Moreira, “O modelo político atual, com 32 partidos, onde votamos num candidato e elegemos outro que não conhecemos, precisa ser mudado. A política não deixará de existir, mas a forma de se fazer política precisa passar por um processo de transformação”, falou Samuel.
O deputado Samuel Moreira, foi prefeito de Registro (eleito e reeleito) e responsável pela transformação naquele Município do Vale do Ribeira: na época, Samuel foi escolhido o melhor prefeito do Estado (pesquisa da Revista Isto é /2000).  Tem contribuído muito para garantir investimentos do Estado nos Municípios da  Região, principalmente Caraguatatuba e São Luiz do Paraitinga.

Para o advogado Délcio Sato, a escolha de candidatos que vivenciam os problemas da nossa região é fundamental para estabelecermos uma parceria que resulte em mudanças e conquistas para população das cidades do Litoral Norte. “Precisamos de candidatos que sejam próximos, que tenham vinculo com a região e que lutem pelas nossas demandas, como por exemplo, a duplicação da rodovia Caragua-Ubatuba, que é uma bandeira do Antonio Carlos Junior. O Samuel Moreira, faz muito pela nossa região e tenho certeza que fará muito mais estando na Câmara dos Deputados”, mencionou Sato.
A reunião contou com representantes da comunidade e lideranças, como ex-prefeitos, vereadores, empresários, representantes de classes  e profissionais liberais, demonstrando que política interessa a todos que tem consciência de seu papel na sociedade atual e na manutenção da democracia.



Encontro na Maranduba reúne lideranças da região sul de Ubatuba


A região sul de Ubatuba é composta por 20 bairros, onde residem 16% da população da cidade. Tem alta atratividade turística, possui o primeiro quilombo reconhecido no Município, o da Caçandoca, e ainda, conta com a maior concentração de segunda residência, aquecendo o mercado imobiliário na região.

Para o advogado Délcio Sato, a região sul tem um potencial turístico incontestável, já que oferece turismo de aventura, religioso, ecoturismo e sol e praia. “Precisamos entender que a cidade é um organismo vivo e em constante mutação, e com suas peculiaridades.  Hoje, precisamos olhar para cada região e entender essa teia de atividades, potencialidades, necessidades e estabelecer um planejamento que vise o desenvolvimento daquela região, Ubatuba tem 05 distritos e cada um tem suas particularidades”, afirmou Sato.
 
Foto 2 – Da esquerda para direita – Ex vereadores: Luciana Machado e Osmar de Souza, Antonio Carlos Junior e Sato

Para Antonio Carlos Junior, candidato a deputado estadual, quem está no município conhece as necessidades e os problemas. “É esta proximidade que faz a diferença. Temos que estar perto, vivenciando a realidade local. Quero defender nossa região na Assembléia. Estarei presente no Município, para ouvir a população, discutir as demandas e buscar solução para os problemas locais”, disse Junior.
Antonio Carlos Junior será um grande aliado na busca de soluções para questões como a duplicação da SP-55, no trecho de Caraguá a Ubatuba. que atinge diretamente a região sul, porta de entrada do município. O Hospital Regional é outro ponto defendido por Junior, que sabe da importância e necessidade de se ter uma unidade referência na região, principalmente para ortopedia e traumatologia, já que na temporada de verão o Litoral Norte chega a receber mais de 1 milhão de turistas, aumentando consideravelmente o numero de acidentes.
Sato agradeceu a presença de Antonio Carlos Junior, e assegurou que esta parceria com a comunidade é a garantia de mudanças para a região. “Não podemos planejar sem a participação da comunidade, temos que construir uma identidade com os moradores e é fundamental termos representantes no Estado que tenham este compromisso com nossa cidade”, finalizou Sato.



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Prefeito de Ladainha visita Ubatuba


O prefeito de Ladainha – MG, Walid Nedir Oliveira, visitou Ubatuba no último dia 29 de julho. Esteve com o advogado, Délcio Sato, pelos pontos turísticos da região central de Ubatuba.
Foto 1 – Prefeito Walid  e Délcio Sato

Segundo Walid Oliveira, apesar de cidades-irmãs, nunca houve uma interação mais efetiva  entre os prefeitos na criação de ações conjuntas entre os municípios. E agora, a aproximação com o Sato, é o primeiro passo para estreitar os laços entre Ubatuba e Ladainha, afirmou o prefeito.
Foto 2 -  Sato e Walid entre  amigos
O prefeito demonstra a preocupação com a valorização da cultura de Ladainha.  A  Festa do Ladainhense Ausente é uma forma de manter a cultura local viva e de trazer de volta os moradores para nossa cidade, disse Walid.

Foto 3 - Sato e Walid 
Prefeito agradece a receptividade do Sato e do povo de Ubatuba. “Espero que possamos estreitar ainda mais as relações entre os dois municípios, temos muitos ladainhense em Ubatuba. Caminhando pelas ruas me deu a sensação de estar na minha cidade”, finalizou Walid


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Encontro dos candidatos do PSDB com eleitores em São José dos Campos



Foto 1 -  Aloysio Nunes, candidato a vice-presidente; José Serra, candidato ao Senado; Aécio Neves, candidato a presidente e Geraldo Alckmin, candidato ao Governo do Estado de São Paulo.

Neste domingo, 03 de agosto, aconteceu o  encontro de lideranças políticas em São José dos Campos. Aécio Neves visitou a cidade do Vale do Paraíba acompanhado do senador Aloysio Nunes, candidato a vice-presidente; de José Serra, que concorre a uma vaga ao Senado;  do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que disputa a reeleição e de Samuel Moreira, candidato a Deputado Federal.
 Foto 2  -  (Geraldo Alckmin e Aécio Neves no Mercado Municipal de São José dos Campos)

Aécio Neves visitou o Mercado Municipal, onde conversou com os eleitores e degustou algumas iguarias, como salgados e pasteis.
Foto 3 -  No Mercado Municipal de São José dos Campos, Samuel Moreira, candidato a deputado Federal, Antonio Carlos Junior, candidato a deputado Estadual, o ex-governador Alberto Goldman e Délcio Sato.

Após caminhada pelo Mercado, as lideranças seguiram para o Diretório Municipal do PSDB em São José, onde conversaram com prefeitos, vereadores e partidários influentes da região, como o Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva e o vice-prefeito, Antonio Carlos Junior.
 
Foto 4 – Antonio Carlos  Junior, José Serra e o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva.

É importante esta aproximação dos lideres tucanos com nossa região. A reunião com ícones da política regional teve o objetivo de alinhar estratégias para a corrida eleitoral no Vale do Paraíba e Litoral Norte e demonstra a importância de nossa região no cenário político do Estado, afirmou o candidato a deputado estadual, Antonio Carlos Junior. 
Foto 5 – Aécio Neves  e Délcio Sato

O advogado, Délcio Sato, que está na equipe de coordenação da campanha à reeleição do Governador Geraldo Alckmin, como um dos representantes do Litoral Norte,  destacou a importância deste contato direto com a população. “é fundamental ter nossos candidatos próximos  da comunidade, precisamos desta identificação com nosso eleitorado”, disse Sato.



quinta-feira, 31 de julho de 2014

Aluno aprovado no intercâmbio cultural do Centro Paula Souza, embarca para São Francisco


Foto: O advogado Délcio Sato, o aluno da ETEC – Ubatuba, Fernando Moreira e Antonio Carlos Junior

Fernando Moreira, concluinte do curso de Transações Imobiliárias, da ETEC de Ubatuba, embarcou no ultimo dia 26 de junho para São Francisco, nos EUA. Ele foi aprovado no Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, que seleciona alunos dos Cursos Técnico e Tecnológico, sendo 270  bolsas para o  Programa de Intercâmbio com um Curso Imersão de Língua Inglesa dividida entre os Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia e mais 40 bolsas para o Programa de Intercâmbio com um Curso Imersão de Língua Espanhola dividida entre a Argentina e o Chile.

Para Antonio Carlos Junior, candidato a deputado estadual, a oportunidade de participar de um intercâmbio é uma experiência que permite ao aluno conhecer uma cultura diferente e vivenciar outros hábitos. “Esta troca possibilita o crescimento pessoal e abre novas perspectivas para a vida profissional”, disse.

O aluno estudará durante um mês com todas as despesas pagas pelo Programa, incluindo uma ajuda de custo e seguro saúde. O Programa de Intercâmbio Cultural seleciona alunos concluintes que possuam mérito acadêmico, frequência regular e que não tenham nenhum registro escrito de advertência ou pena disciplinar. “Quando soube da possibilidade de me inscrever no intercâmbio, me empenhei ainda mais e ao saber que fui escolhido me senti recompensado e com a certeza de que, quando se tem um sonho e se direciona toda energia para alcançá-lo, fatalmente ele se realiza”, comentou Fernando Moreira.

Para o advogado Délcio Sato, foi uma grata surpresa saber que o amigo foi selecionado. “O Fernando é uma pessoa batalhadora e que acredita nos seus sonhos, um vencedor. Estou feliz pela conquista dele e por saber que em nossa cidade existem pessoas interessadas em aprimorar o conhecimento”.

O Programa de Intercâmbio Cultural foi criado em 2010 com o objetivo de incentivar o 
aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação.  “Ao investir em Educação promovemos a transformação de uma cidade, de uma região e até de um país. Educação forma cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de transformar o meio em que vivem”,  afirma Antonio Carlos Junior.

“O recado que deixo para os jovens e todos que buscam através do conhecimento uma melhoria no campo pessoal e profissional é: pesquisar, manter o foco e nunca desistir dos sonhos”, diz Fernando.



segunda-feira, 21 de julho de 2014

148º Festa do Divino Espírito Santo de Ubatuba

Foto: (Da esquerda para direita) O advogado Délcio Sato, Claudia Paschoal, o candidato a deputado estadual, Antonio Carlos Junior e logo atrás, Luis Bitetti.

No último sábado, o candidato a deputado estadual, Antonio Carlos Junior, prestigiou a tradicional Festa do Divino Espírito Santo que está na sua 148º edição. Junior, que é vice prefeito de Caraguatatuba, fez questão de conversar com a comunidade e parabenizar a todos pelo evento.

O advogado, Délcio Sato, acompanhou Antonio Carlos Junior e comentou a visita do vice-prefeito de Caraguatatuba: “É muito gratificante recebê-lo aqui. Fico emocionado com o comprometimento deste jovem político, com nossa região, com a cultura local e com os eventos que ocorrem por aqui”.
                          
Foto: Antonio Carlos Junior, Marcílio (presidente do PSDB Ubatuba) e pessoas da comunidade

A Festa do Divino em Ubatuba representa a fé e a tradição da comunidade caiçara, a peregrinação tem inicio em março e segue até junho. A Folia do Divino, tradicionalmente, visita as casas ao longo dos meses, com suas rabecas, violas e a bandeira sagrada.

Para Antonio Carlos Junior, que está em seu segundo mandato, é importante valorizar as manifestações religiosas que são parte de nossa cultura e representam a tradição e a fé de nosso povo. “Esta tradicional festa simboliza uma das mais antigas manifestações religiosas do Brasil e que, ao longo do tempo, se mantém respeitada e valorizada pela comunidade de Ubatuba”, afirmou Junior.

“Em Ubatuba, essa manifestação popular, ocorre de norte a sul. A mobilização da comunidade e a fé, tornam esta Festa respeitada e valorizada por todos os moradores de Ubatuba. É uma demonstração de devoção e compromisso com a cultura de nosso povo, sinto-me feliz por ter a oportunidade de participar deste evento”, disse Sato.

Da Redação

sábado, 12 de julho de 2014

Um momento histórico


Encontro de ex-prefeitos tem como foco o desenvolvimento da cidade.
No sábado, 05 de junho, os ex-prefeitos de Ubatuba se reuniram pela primeira vez. Eles querem corroborar com a cidade, usando o conhecimento e experiência de cada um, opinando sobre medidas a serem adotadas visando à qualidade de vida da população.
Todos tiveram seus acertos e erros, este Colegiado permite extrair o melhor destes ícones da política local, com o intuito de promover a reflexão e contribuir para o desenvolvimento do município, dentro dos princípios da equidade e  transparência.
É inegável a experiência destes lideres que estão inseridos no contexto social e político do município, e que podem contribuir com as futuras administrações adotando ações concretas e indicando projetos e propostas para o desenvolvimento de Ubatuba.
Outro ponto importante, é a valorização daqueles que construíram um determinado momento da vida política da cidade, e que muitas vezes, ficam esquecidos, a margem dos acontecimentos atuais.
Vale salientar que o grupo não se apresenta como oposição a ninguém, que o objetivo é corroborar com ações inovadoras e promover iniciativas que propiciem  o bem-estar econômico, social e ambiental da população local, utilizando as experiências positivas e bem-sucedidas dos ex-prefeitos. Bem como, promover seminários e reuniões para discutir questões voltadas a nossa  realidade política, assim como, das questões legais que os atingem após o termino de seus mandatos, e que são assumidas individualmente gerando um ônus político, financeiro e ético-moral, que muitas vezes, não foram de responsabilidade direta dos mesmos, muito há para ser discutido no âmbito legal.
O que fica deste encontro é um exemplo de coletividade, de visão futura e de tomada de decisão, onde os interesses pessoais são sobrepostos pelo interesse maior de bem estar da população e desenvolvimento do Município. Que os próximos encontros sejam tão profícuos e  mantenham o elevado nível de discussão do primeiro.
Claudia Paschoal





quinta-feira, 5 de junho de 2014

Os ciclistas e a tal educação para o trânsito...


Segundo o Código de Trânsito:
Art. 21. Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
(…)
II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas.
Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
A educação para o trânsito tem como principal objetivo corroborar com a preservação da vida, e não apenas em limitar e impor regras de circulação. E para que se tenha êxito é primordial o envolvimento de todos, a família e a escola tem papel determinante na formação de indivíduos educados  e comprometidos com a segurança no trânsito.  Na década de 90 em Ubatuba, na administração de Paulo Ramos de Oliveira, houve o primeiro movimento de Educação para o Trânsito, assim como as primeiras ciclovias.

Praticamente todas as faixas de bicicleta feita foi no nosso governo, a primeira foi a do Pé da Serra até o Trevo. Depois vieram as outras, inclusive a da Avenida Iperoig  e 9 de julho, além do Saco da Ribeira -  Perequê Mirim, da Divisa até a Vila Mariana Teixeira  e a  da praia do Perequê Açu. Deixamos projetada outra, que seria a ligação do trevo do Centro a Praia Grande, passando pela Estufa, está nunca saiu do papel, foi esquecida pelos prefeitos que me sucederam. A Estufa até hoje merece uma ciclovia, entre outras coisas. Construímos mais de 22 km de ciclovia em Ubatuba, afirma o ex-prefeito Paulo Ramos de Oliveira.
O Município, em parceria com órgãos estaduais e Federais, deve investir em Segurança e Educação para o Trânsito. Através da elaboração e desenvolvimento de programas e campanhas educativas de trânsito, de fiscalização e aplicação das multas cabíveis, deve conscientizar condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito, além de propor e realizar estudos e diagnósticos visando subsidiar a elaboração de programas e projetos de educação para o trânsito.
Um estudo  indicou a ciclovia do Ipiranguinha, como foi chamada, como a  mais usada na história do Estado. Na época, o índice de acidentes com morte era elevado, considerando o número de habitantes da cidade. Cada residência possuía em média 4 bicicletas, e foi baseado num estudo que realizamos, que comprovou ser a bicicleta o meio de transporte mais utilizado pelos moradores, que iniciamos o projeto de ciclovias em Ubatuba, concluiu Paulo Ramos.
 É incontestável que para conviver harmoniosamente, pedestres, ciclistas, motociclistas e  motoristas, deve haver educação para o trânsito, tolerância, respeito a vida e ao próximo, aliados a vias públicas adequadas, com sinalização, fiscalização, aplicação de multas e apreensão de bicicletas, motos e veículos que descumpram as regras estabelecidas no Código de Trânsito.
O futuro está nas escolas, para tanto, é fundamental o envolvimento de pais, professores, alunos e órgãos responsáveis que devem adotar campanhas educativas com o objetivo de melhorar o trânsito de nossa cidade.

Claudia Paschoal